A tua dor piora quando tens mais stress?
Tens torcicolos quando te irritas?
Dormes mal porque passas o dia com ansiedade?
Se respondeste “sim” fica por aí que hoje vou falar da relação entre ansiedade, insónia, stress e dor e vou mostrar o papel da Medicina Chinesa nesta relação.
Olá, eu sou a Vânia e sou especialista de Medicina Chinesa.
Como é que a ansiedade, a insónia, o stress e a dor se relacionam?
Vamos imaginar que estás a passar por um momento de maior intensidade no trabalho, muitas reuniões, prazos apertados. Se isto acontecer frequentemente pode fazer com que tenhas mais ansiedade e stress. E o teu sistema simpático é activado desencadeando a resposta de “luta ou fuga“. Como resultado, começas a produzir mais cortisol e adrenalina que são hormonas relacionadas com o stress e que deixam o teu corpo mais alerta e tenso. Devido a esta agitação, ansiedade e stress tens dificuldade em descontrair e relaxar à noite. Ficas a pensar em situações passadas ou nas tarefas do dia seguinte e não consegues dormir bem. A insónia faz com que acordes várias vezes durante a noite e tenhas um sono de má qualidade. Como o sono não é reparador, o teu corpo não consegue recuperar completamente, o que ainda aumenta mais o stress e a ansiedade no dia seguinte. Para piorar começas a sentir dores musculares e dores de cabeça frequentes. A ansiedade e o stress aumentam a tua sensibilidade à dor o que faz com que a forma como sentes dor seja mais intensa. Além disso, o sono sem qualidade diminui a tua tolerância à dor e torna tudo mais desconfortável. Esta combinação faz com que tenhas cada vez mais estados de ansiedade porque as dores e a falta de sono agravam o teu estado emocional. A ansiedade aumenta novamente, o que ainda dificulta mais o sono e o ciclo continua. A ansiedade e o stress causam a insónia, a insónia leva a uma maior sensibilidade à dor e a dor aumenta a ansiedade e o stress.
Como é que a Medicina Chinesa ajuda nestes casos?
Existem várias abordagens terapêuticas da Medicina Chinesa que podem ajudar e hoje vou referir três dessas opções. No canal encontras mais informações sobre as abordagens seguintes e sobre as abordagens que uso em consulta. Qualquer dúvida envia mensagem ou deixa um comentário.
Abordagens terapêuticas como a massagem terapêutica Tuina, a ventosaterapia e a moxabustão têm sido usadas há séculos para promover o equilíbrio energético do corpo e da mente e ajudar a aliviar sintomas relacionados com ansiedade, sono, stress e dor. A massagem terapêutica Tuina promove o relaxamento muscular e ajuda a aliviar a tensão muscular provocada pelo stress e ansiedade. Ao estimular diferentes pontos de acupunctura, a Tuina equilibra a energia e ajuda a tranquilizar a mente e as emoções. Activa a libertação de serotonina e ocitocina, neurotransmissores, que promovem uma sensação de bem-estar. A massagem Tuina melhora o sono porque induz o relaxamento profundo muito útil em casos de insónia. A Ventosaterapia melhora a circulação de sangue, promove a eliminação de toxinas, reduz dores musculares e tensões. As ventosas criam um efeito calmante, a sucção e o estímulo na pele podem induzir o relaxamento tanto mental como físico. A ventosaterapia reduz o stress porque ajuda a equilibrar o sistema nervoso e diminui os níveis de cortisol. Além disso, a ventosaterapia ajuda a aliviar as dores e por isso é muito útil em casos de dores, tensões musculares e dores de cabeça que muitas vezes se associam à ansiedade. Por último, temos a Moxabustão. O calor libertado por esta técnica relaxa os músculos tensos e alivia dores crónicas. Ao estimular pontos específicos de acupunctura, a Moxabustão promove o fluxo de energia e sangue, ajuda a equilibrar o sistema nervoso, pode acalmar a mente, reduzir o nervosismo, melhorar a qualidade do sono e promover a vitalidade e a resistência ao stress.
Estas abordagens terapêuticas podem actuar de forma complementar proporcionando um efeito mais profundo e duradouro do bem-estar físico e emocional.
Se precisares de ajuda procura um especialista de Medicina Chinesa com cédula profissional e qualificado para orientar o tratamento mais adequado às tuas condições específicas. Qualquer dúvida ou pergunta deixa nos comentários ou envia mensagem privada e podes também visitar o meu site e Instagram ou Facebook para mais informações. Por hoje é tudo, obrigada, fica bem, até à próxima!
- Vânia
Comentários
Enviar um comentário