Prevenir é melhor que remediar. Será? Vamos ver!
Imagina investires em ti e na tua saúde ao ponto de conseguires não só evitar doenças mas também alcançar um nível de bem-estar que talvez nunca pensaste ser possível.
E se eu te dissesse que a chave para tudo isto pode estar na Medicina Chinesa?
Olá, eu sou a Vânia, sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou explorar como a prevenção pode ser a tua maior aliada para uma vida mais saudável, com maior qualidade de vida e longe de doenças. E vou-te revelar como a Medicina Chinesa pode ajudar quando há desequilíbrios ou doenças, ou seja, quando já é necessária uma intervenção, um tratamento.
Sabias que na China antiga, os médicos eram pagos para manter as pessoas saudáveis e não necessariamente para as curar?
A Medicina Chinesa é uma medicina preventiva. Isto quer dizer que defende que as consultas devem ser feitas regularmente para se manter a saúde em dia e não apenas quando já estamos doentes ou com algum problema. Por outras palavras, a ideia é ir cuidando da saúde com visitas regulares aos profissionais de saúde para não lhes irmos bater à porta apenas quando o corpo já está a reclamar. É precisamente quando estamos saudáveis que é mais fácil manter a saúde e o corpo no estado ideal. Se os tratamentos forem feitos apenas quando surgirem problemas ou doenças vão ser necessárias mais consultas, mais tempo, mais esforço, tanto por parte dos profissionais de saúde como dos doentes, para corrigir o desequilíbrio presente.
E é por este motivo que na China antiga os médicos eram pagos para manter as pessoas saudáveis. As pessoas pagavam uma quantia regular ao seu médico para cuidar da sua saúde. Se alguém adoecesse, o médico deixava de ser pago até que a pessoa recuperasse a saúde. Interessante, não é? O médico mantinha a saúde das pessoas e não tratava apenas das suas doenças. O foco era a saúde e o bem-estar, e não a doença.
No ocidente estamos muito habituados à ideia de tratar as doenças quando elas aparecem. Dores, febre, inflamações. Aliás, até ouvimos ou dizemos frases como “estou com aquela dor normal da menstruação” ou “tenho esta dor há tanto tempo que já nem sei o que é viver sem ela”. Nada disto é normal. Ter dor não é normal. Acordar cansada não é normal, dar meia dúzia de passos e ficar cansada não é normal. E é por isso gosto tanto de falar de prevenção em saúde. E como já deves ter percebido, a prevenção é um grande pilar da Medicina Chinesa.
A prevenção na Medicina Chinesa tem como objectivo manter o corpo e a mente em equilíbrio para que a doença não tenha espaço para aparecer. Algumas estratégias de prevenção incluem uma alimentação equilibrada e adequada às estações, por exemplo, no inverno dar preferência a alimentos quentes e cozidos como sopas e no verão dar preferência a alimentos mais frescos e ricos em água como a melancia, encontrar a rotina mais equilibrada que se adeque a nós, dormir bem, evitar o stress, praticar exercício físico regular, fazer consultas de Medicina Chinesa, acupuntura ou massagem preventivas.
Se sentes que estás a começar a ficar com menos energia ou com sinais de desequilíbrio (problemas de sono, dores, alterações de apetite), a Medicina Chinesa recomenda acções preventivas para evitar uma doença mais séria.
Além de se dedicar à prevenção, a Medicina Chinesa investe igualmente no tratamento. Todos sabemos como é, quando não temos problemas ou eles são mínimos e até desaparecem quando dormimos mais ou quando tomamos algum medicamento, adiamos a saúde e os cuidados connosco. Onde é que está o problema nisto? O problema está quando já não conseguimos dormir uma noite de seguida, quando não nos conseguimos levantar sem ajuda, quando queremos brincar com filhos ou netos e não nos conseguimos baixar ou levantar. Nestes casos, a doença já está presente.
E o que é que a Medicina Chinesa pode fazer, como é que ela pode ajudar?
Quando a doença se manifesta, o tratamento na Medicina Chinesa procura recuperar o equilíbrio no organismo. O especialista de Medicina Chinesa faz o diagnóstico individual a cada doente e define o tratamento que vai actuar nas causas da doença e não só nos seus sintomas.
Eu tenho mais informações no canal sobre as várias opções de tratamento que a Medicina Chinesa tem e vou deixar os links na descrição, por isso não me vou alongar muito.
5 estratégias de tratamento da Medicina Chinesa
Agora vou referir 5 estratégias de tratamento que podem ser usadas numa consulta de Medicina Chinesa. Estas estratégias incluem a acupuntura, talvez a mais conhecida e é muito eficaz em problemas de saúde como dor, inflamação, dificuldade em mover os membros, incluem também a massagem terapêutica Tuina, muito boa para resolver a dor, a tensão, o stress. As próximas duas que vou referir não são usadas em consulta mas também são opções de tratamento. A Dietética Chinesa que consiste em adaptar a alimentação de cada pessoa à sua constituição e condição de saúde e a Fitoterapia Chinesa que prolonga os efeitos da acupunctura e da massagem e consiste no uso de plantas para recuperar a saúde e o equilíbrio. Finalmente temos o Qi Gong que consiste em técnicas de alongamento e respiração e que costumo sugerir no fim da consulta.
Vamos a um exemplo prático, se tiveres com gripe podemos fazer acupunctura e massagem na consulta e podes tomar plantas medicinais (Fitoterapia) posteriormente para acelerar a recuperação e reforçar o alívio dos sintomas.
Para terminar, acho que concordas comigo quando digo que prevenir é melhor que remediar. Nem sempre é possível mas se pudermos evitar chegar à doença, melhor ainda, certo?
Diz-me nos comentários se já usaste a Medicina Chinesa para prevenir alguma situação ou se só a usas quando já tens algum desequilíbrio ou doença.
Queres viver com mais saúde? Investe na prevenção com a Medicina Chinesa.
Por hoje é tudo, obrigada por leres, fica bem e até à próxima!
- Vânia
Comentários
Enviar um comentário