Avançar para o conteúdo principal

Os 5 elementos que estão à nossa volta. O que são os 5 elementos?

 

Tudo à nossa volta está interligado. A Natureza, a nossa saúde e até os nossos sentimentos fazem parte de um grande ciclo de equilíbrio. Na Medicina Chinesa, este equilíbrio é compreendido através da Teoria dos 5 elementos. 

            Olá, eu sou a Vânia, sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou falar de outra teoria muito importante da medicina chinesa, a Teoria dos 5 elementos.

 

O que é a Teoria dos 5 elementos? Quais são os 5 elementos? 

Wu Xing, a Teoria dos 5 elementos também conhecida como Teoria dos 5 movimentos considera que o universo é formado pelo movimento e pela transformação dos 5 elementos. Os 5 elementos são a Madeira, o Fogo, a Terra, o Metal e a Água.  

Quando esta teoria foi criada, os 5 elementos eram conhecidos como as 5 substâncias essenciais para o nosso dia-a-dia, como se pode ver nesta frase retirada de um dos livros clássicos da Medicina Tradicional Chinesa (o Shangshuou o Clássico dos Documentos): “As pessoas dependem da água e do fogo para se alimentar (comer e beber), do metal e da madeira para construir abrigos e da terra para cultivar. Estes 5 elementos são para ser usados pelas pessoas”. 

A teoria dos 5 elementos é usada para compreender e analisar as relações entre os órgãos do nosso corpo e entre o nosso corpo e a Natureza. Também é usada como guia em termos de diagnóstico e tratamento. Tudo no Universo é classificado nos 5 elementos de acordo com as suas propriedades. E estes elementos também podem ser vistos como 5 energias.


Vamos ver as propriedades e as energias de cada elemento.

Madeira. As propriedades básicas da Madeira são que ela pode ser dobrada e esticada, a Madeira é flexível e a sua energia é de criação e de crescimento. As plantas expandem e tentam chegar ao sol, por isso tudo o que representa crescimento, expansão e movimentos para fora está associado à Madeira.  

Fogo. O Fogo expande-se para cima, tem um movimento ascendente. Tudo o que tem a função de aquecer, de calor, de subida está relacionado com o elemento Fogo. A energia do Fogo é de movimento e transformação. 

Terra. A Terra é centro, estabilidade, criar, nutrir, colher. Tudo o que tenha a função de gerar, reter e receber está associado à Terra. 

Metal. O Metal pode ser moldado e alterado e tem uma energia de organização e proteção. Tudo o que tenha a função de purificar, eliminar e proteger está relacionado com o elemento Metal.

Água. A água humedece e tem um movimento descendente, infiltra-se no solo. A água representa a adaptação, a fluidez e a sabedoria. Tudo o que tem a função de ser frio e fresco, de humedecer ou de fluir para baixo está associado ao elemento Água. 

 

 

Madeira

Fogo

Terra

Metal

Água

Órgãos Zang

Fígado

Coração

Baço-Pâncreas

Pulmão

Rim

Órgãos Fu

Vesícula Biliar

Intestino Delgado

Estômago

Intestino Grosso

Bexiga

Órgãos dos sentidos

Olhos

Língua

Boca

Nariz

Ouvidos

Partes do corpo

Tendões, Músculos

Pulso

Carne

Pele/Pêlos

Ossos

Emoções

Raiva

Alegria

Pensamento

Tristeza

Medo

Sabores

Ácido

Amargo

Doce

Picante

Salgado

Estações

Primavera

Verão

Fim do Verão 

Outono

Inverno

Cores

Verde

Vermelho

Amarelo

Branco

Preto

Direcções

Este

Sul

Centro

Oeste

Norte

Factores patogénicos

Vento

Calor

Humidade

Secura

Frio

Fases

Nascimento

Desenvolvimento, Crescimento

Transformação

Recepção, recolhimento

Conservação

Fluídos Corporais

Lágrimas

Transpiração

Saliva líquida

Corrimento nasal

Saliva espessa

Tabela 1 – Correspondência entre os 5 elementos, a Natureza e o homem

 

A tabela 1 mostra a aplicabilidade dos 5 elementos a diferentes aspectos. Cada elemento está associado a uma estação, a um órgão, a agentes externos, a cores, a sabores, a emoções, a fluídos corporais, entre outros. Por exemplo, em relação às estações, a Madeira está relacionada com a primavera, o Fogo com o verão, a Terra com o fim do verão, o Metal com o Outono e o Rim com o inverno. 

 

Os 5 elementos no corpo humano

Na Medicina Chinesa, cada elemento está associado a órgãos e a funções no corpo. A Madeira está associada ao Fígado e à Vesícula Biliar, órgãos responsáveis pelo crescimento e pela flexibilidade. O Fogo está relacionado com o Coração, que como o Fogo precisa de movimento e energia para funcionar. A Terra está associada ao Baço e ao Estômago, órgãos responsáveis por digerir e transformar os alimentos e nutrir o corpo. O Metal liga-se aos Pulmões que assim como o Metal são responsáveis por “purificar” o ar que respiramos e pela nossa capacidade de defender o corpo de doenças. E a Água que está associada aos Rins que são responsáveis pela nossa energia vital e pela manutenção da nossa força ao longo da vida. 

 

Como interagem os 5 elementos? 

Os 5 elementos não existem isolados, eles interagem entre si através do ciclo de geração ou produção e do ciclo de dominação ou controlo. 

O ciclo de geração refere-se à forma como os elementos se geram e se produzem mutuamente e sucessivamente num ciclo sem interrupção. A madeira gera o fogo. Usamos lenha para iniciar um fogo, com a madeira a arder temos fogo. O fogo gera a terra, o que significa que as cinzas que resultam do fogo consumir a madeira descem ao solo e são absorvidas gerando e fortalecendo a terra. A terra gera o metal, no sentido em que a terra contém minérios a partir dos quais se extraem os metais. O metal gera água, quando o metal é aquecido e arrefecido a condensação criada origina gotas de água. A água é fundamental ao crescimento das árvores que, por sua vez, originam a madeira.

 

Como eu referi no último vídeo, para haver harmonia tem de haver equilíbrio entre o Yin e o Yang. Se os 5 elementos se continuarem a gerar sem controlo vai haver excesso de tudo. Por isso, temos o ciclo de controlo que se refere à forma como os elementos se restringem e se controlam uns aos outros. Este ciclo assegura que seja mantido o equilíbrio entre os 5 elementos. 

 

As árvores e as suas raízes fazem com que a Terra não se mova e não se disperse face às alterações do clima, a Madeira controla a terra. Outro exemplo podem ser as margens dos rios, que são terra, impedem que a água transborde, controlam-na, a terra controla a água. O fogo é combatido com água, a água controla o fogo. O metal é trabalhado a altas temperaturas alcançadas pelo fogo, o fogo controla o metal. As ferramentas usadas para cortar árvores e madeira são feitas de metal, o metal controla a madeira. 

 

Sem geração não há nascimento, crescimento e desenvolvimento. E sem destruição tudo estará em excesso e descontrolado.  

 

Por hoje é tudo, se te recordares de algum exemplo da relação entre os 5 elementos diz nos comentários ou no meu instagram. 

Espero que a informação tenha sido útil e obrigada por veres os meus vídeos.

Até à próxima!

 

- Vânia



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Descobre o equilíbrio que transforma a tua saúde. O que é o Yin Yang?

        Imaginemos um mundo onde tudo tem dois lados, onde o dia e a noite, o calor e o frio, o bem e o mal, são interdependentes e não existem um sem o outro. Esta ideia, que à primeira vista pode parecer simples, tem o poder de transformar a forma como vemos a vida. E se eu te dissesse que a chave para entenderes o equilíbrio do Universo e da tua saúde está precisamente nesta dualidade?                                                            Já deves ter visto este símbolo, talvez em tatuagens ou em templos chineses. É o símbolo do Yin Yang e é uma teoria da Medicina Chinesa, mas será que conheces o seu significado?    Eu sou a Vânia, sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou falar sobr...

Ventosaterapia.

  O que é a ventosaterapia?  Como funcionam as ventosas? Efeitos das ventosas Tipo de ventosas Diferentes técnicas Indicações Contraindicações Considerações Finais    Estão a ver aquelas marcas redondas e vermelhas nas costas e nos braços de atletas de alta competição? Estas marcas são o resultado de uma abordagem terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa e que muitos de vocês podem conhecer, a ventosaterapia.    Olá a todos!  Eu sou a Vânia, especialista de Medicina Chinesa e Acupuntura e hoje vou falar sobre ventosas. Vamos ver o que é, que tipos de ventosas existem e em que situações se pode e não usar.   A ventosaterapia é uma das várias abordagens terapêuticas que a Medicina Chinesa tem ao seu dispor para tratar doenças e manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.    O que é a Ventosaterapia? A ventosaterapia consiste na aplicação de ventosas, pequenos frascos com uma abertura redonda e lisa, em determinadas zonas do corpo para ...