Avançar para o conteúdo principal

3 Formas De Aliviar A Ansiedade Que Sentes - Visão da Medicina Chinesa

 

Sofres de ansiedade ou conheces alguém que sofra? 

 

Se sentes que a ansiedade está a controlar a tua vida e gostavas de encontrar uma solução natural, sem efeitos secundários e que trata a raíz do teu problema estás no sítio certo e a Medicina Chinesa pode ter a resposta que procuras. 

 

Olá, eu sou Vânia, sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou falar de ansiedade e vou partilhar três formas de aliviar e prevenir a ansiedade.

 

A ansiedade afecta milhões de pessoas no mundo, por isso tenho quase a certeza que já sentiste ansiedade ou que vais sentir ansiedade em determinada altura da tua vida. A ansiedade é uma emoção normal de se ter e está associada à nossa resposta de “luta ou fuga”. Quando estás ansiosa ou ansioso, o teu organismo pode activar esta resposta de stress e liberta hormonas como a adrenalina e o cortisol que te preparam para confrontares ou escapares de uma ameaça. Embora esta reação seja protectora em situações de perigo real, se permanecermos muito tempo neste estado de “luta ou fuga”, o sinal de alarme pode ser accionado de forma desnecessária ou excessiva mesmo quando não há uma ameaça real presente e vais ter ansiedade constante. É perfeitamente normal sentir alguma ansiedade, somos humanos e estamos vivos. Sentir ansiedade todos os dias pode prejudicar a tua vida. Se for muito intensa, a ansiedade pode-te impedir de trabalhar ou estudar e de interagir com os outros. 

A boa notícia? A Medicina Chinesa reconhece que é normal experienciar todas as emoções positivas ou negativas porque eles fazem parte da nossa vida. A nossa mente e corpo foram concebidos para lidar com pequenas quantidades de medo, preocupação, tristeza, raiva, stress, alegria. Mas se qualquer emoção for sentida de forma desproporcional, muitas vezes ou com muita intensidade, isso pode desequilibrar o nosso organismo e levar à manifestação de doenças. Nem toda a ansiedade se manifesta com os mesmos sintomas. Na Medicina Chinesa, a ansiedade pode estar presente sob diferentes formas dependendo da sua causa. Por isso é que com um bom diagnóstico de Medicina Chinesa é possível perceber quais os sintomas, quais os órgãos envolvidos e qual a raíz da ansiedade, para assim se escolher o tratamento mais adequado a cada situação. 

Na Medicina Chinesa não há uma fórmula que sirva para todos. Todos somos diferentes e sentimos ansiedade também de formas diferentes por isso é que na Medicina Chinesa cada caso é um caso e cada pessoa tem o tratamento adequado à causa do seu problema, aos seus sintomas e às suas condições.

 

Três formas de aliviar ansiedade de acordo com a Medicina Chinesa

As três formas de aliviar ansiedade que eu vou partilhar são opções que quase todas as pessoas podem fazer. Estas abordagens vão estimular o sistema nervoso parassimpático, activar a resposta de relaxamento do corpo e reduzir a actividade do sistema nervoso simpático que é responsável pela resposta de “luta ou fuga”. 

A primeira é a acupunctura. Vou referir quatro pontos de acupunctura que podes massajar para aliviar e prevenir a ansiedade. Os pontos são o 7C, o 9P, o 6 MC e o 17 VC. Os três primeiros pontos localizam-se na parte interna do antebraço e o último localiza-se no peito. O 6MC localiza-se dois dedos abaixo da prega do pulso entre os tendões do antebraço. É usado para tratar ansiedade e dores no peito devido a questões emocionais e psicológicas. Os outros, 7C e 9P, localizam-se na prega do pulso. O 7C encontra-se por baixo do dedo mínimo e é usado para tratar ansiedade e palpitações. E o 9P localiza-se por baixo do dedo polegar. Este ponto promove a função pulmonar, em particular a capacidade de respirar profundamente, o que pode acalmar o sistema nervoso. O 17VC localiza-se na linha média ao nível do 4º espaço intercostal e é usado para aliviar problemas emocionais e ansiedade. Fazer uma pressão leve ou moderada durante 30 a 60 segundos nestes pontos pode aliviar a ansiedade. Podes fazer esta massagem para aliviar a ansiedade ou diariamente como forma de prevenir a ansiedade. Quando usados em combinação estes pontos reduzem a ansiedade e aumentam a sensação de bem-estar.

Outra forma é praticar exercício físico como caminhadas pela natureza, alongamentos, corridas. Algum tipo de exercício onde sintas os músculos a serem trabalhados porque a atividade física ajuda a diminuir os níveis de cortisol, a hormona do stress, e promove uma sensação de calma e relaxamento. Além disso, participar em actividades físicas desvia a atenção de pensamentos ansiosos e ajuda a quebrar o ciclo de preocupação constante. 

Por último, podes recorrer a abordagens terapêuticas que envolvam o toque. Quando queremos tratar questões emocionais ou ansiedade é importante lembrar que os nossos músculos têm memória. Por isso, as experiências traumáticas ou emoções mais difíceis que vivemos podem ficar armazenados no corpo provocando tensões, bloqueios ou padrões de comportamento que afectam o nosso bem-estar. Abordagens como a massagem terapêutica ajudam a reduzir os níveis de cortisol, estimulam a libertação de substâncias (neurotransmissores) que promovem a sensação de calma, como a serotonina e a ocitocina. A prática regular de massagem melhora a qualidade do sono e reduz sintomas de ansiedade e depressão. Uma massagem com um especialista qualificado reforça a sensação de autocuidado, o que também ajuda a diminuir a ansiedade. Outra opção é fazer festas em cães. Interagir com cães de forma lúdica e social pode libertar ocitocina, promover uma sensação de aconchego, confiança e redução do stress. Além disso, ajuda a desviar no foco das preocupações e pensamentos ansiosos. 

Se tiveres dúvidas ou quiseres marcar consulta comigo envia mensagem ou vai aos links na minha bio. Obrigada por assistires, fica bem e até à próxima!

 

- Vânia



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Descobre o equilíbrio que transforma a tua saúde. O que é o Yin Yang?

        Imaginemos um mundo onde tudo tem dois lados, onde o dia e a noite, o calor e o frio, o bem e o mal, são interdependentes e não existem um sem o outro. Esta ideia, que à primeira vista pode parecer simples, tem o poder de transformar a forma como vemos a vida. E se eu te dissesse que a chave para entenderes o equilíbrio do Universo e da tua saúde está precisamente nesta dualidade?                                                            Já deves ter visto este símbolo, talvez em tatuagens ou em templos chineses. É o símbolo do Yin Yang e é uma teoria da Medicina Chinesa, mas será que conheces o seu significado?    Eu sou a Vânia, sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou falar sobr...

Os 5 elementos que estão à nossa volta. O que são os 5 elementos?

  Tudo à nossa volta está interligado. A Natureza, a nossa saúde e até os nossos sentimentos fazem parte de um grande ciclo de equilíbrio. Na Medicina Chinesa, este equilíbrio é compreendido através da Teoria dos 5 elementos.              Olá, eu sou a Vânia, sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou falar de outra teoria muito importante da medicina chinesa, a Teoria dos 5 elementos.   O que é a Teoria dos 5 elementos? Quais são os 5 elementos?  Wu Xing, a Teoria dos 5 elementos também conhecida como Teoria dos 5 movimentos considera que o universo é formado pelo movimento e pela transformação dos 5 elementos. Os 5 elementos são a Madeira, o Fogo, a Terra, o Metal e a Água.   Quando esta teoria foi criada, os 5 elementos eram conhecidos como as 5 substâncias essenciais para o nosso dia-a-dia, como se pode ver nesta frase retirada de um dos livros clássicos da Medicina Tradicional Chinesa (o...

Como combater a insónia de forma natural?

Solução natural para a insónia.  Olá a todos, eu sou a Vânia e sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou partilhar um chá e um sumo que podem fazer se sofrem de insónia associada ao Fígado. Quem quer aprofundar mais o tema da insónia pode ver a minha publicação sobre insónia, vou deixar o link na descrição.    Na Medicina Chinesa, a insónia pode estar relacionada com desequilíbrios energéticos em vários órgãos e o Fígado é um deles.  Quando é que o Fígado entra em cena?  Quando a insónia se manifesta com sintomas como acordar a meio da noite com pesadelos, com muitos sonhos ou com a sensação de inquietação ou agitação mental. Também é comum acordar entre a 1h e as 3h da manhã, sentir calor à noite ou ter maior irritabilidade e ansiedade.   Segundo a Medicina Chinesa, o Fígado é o responsável pela qualidade dos nossos sonhos, e é também responsável pela nossa criatividade e capacidade de planear. Quando o Fígado está em desequilíbrio, a nossa ment...