Avançar para o conteúdo principal

Tens dificuldade em adormecer? Lê esta informação.


Se tens dificuldade em adormecer, especialmente se demoras muito tempo a entrar no sono, esta partilha é para ti! Hoje vamos ver com que órgão se relaciona este tipo de insónia na medicina chinesa e vamos ver um chá e um sumo simples e fáceis de fazer que ajudam a equilibrar o corpo e induzem um sono mais profundo e reparador.

 

Olá a todos, eu sou a Vânia e sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou partilhar um chá e um sumo que podes usar se sofres de insónia associado ao Baço-Pâncreas (BP). Vou deixar um link na descrição para outro vídeo meu onde podes ficar a saber mais sobre insónia. 

 

A insónia é um problema muito comum nos dias de hoje e podem ser várias as causas para não conseguirmos adormecer facilmente. Na Medicina Chinesa, o Baço-Pâncreas desempenha um papel crucial na transformação dos alimentos em energia e de certa forma também na manutenção de uma mente clara e tranquila. Quando o Baço-Pâncreas está em desequilíbrio, quer seja por estar enfraquecido ou sobrecarregado, o resultado pode ser uma constante sensação de cansaço, acompanhada por uma mente inquieta e agitada. Este desequilíbrio faz com que nos percamos em pensamentos que não param, muitas vezes pensamentos pouco úteis, especialmente nesta fase da noite em que já devíamos estar a dormir, para conseguirmos descansar e repor as energias. O resultado? Uma noite mal dormida e a dificuldade em acordar com a energia necessária para começar um novo dia.

Este tipo de insónia que se caracteriza pela dificuldade em adormecer e que está associado ao Baço-Pâncreas também costuma ser acompanhado por nervosismo, ansiedade, cansaço mental, dificuldade em manter um raciocínio lógico, sonolência depois das refeições, falta de concentração, pensamento cíclico, uma cabeça que não desliga e, consequentemente, uma mente exausta.

E como podemos saber se o Baço-Pâncreas é o órgão implicado nesta insónia?  Podemos ver a nossa língua ao espelho. Pomos a língua fora da boca e se os bordos apresentarem ondulações que revelam as marcas dos dentes, isso pode indicar que a energia do Baço-Pâncreas não está em equilíbrio. Embora o diagnóstico seja mais complexo e detalhado e envolva o conhecimento de outros sinais e sintomas, quis partilhar esta dica para te aproximar mais desta forma de diagnóstico que a Medicina Chinesa usa. 

E para ajudar a equilibrar o Baço-Pâncreas e a acalmar a mente, um chá fácil de preparar pode fazer toda a diferença. O chá que vamos fazer hoje é o chá de camomila. Para preparar o chá vamos:

·      Ferver 250 mL de água, quando estiver a ferver desligar o fogão;

·      Adicionar uma colher de sobremesa de camomila seca;

·      Deixar repousar 5 minutos;

·      Coar e beber.

 

Beber o chá, regularmente, 30 minutos antes de ir para a cama pode ajudar a acalmar a mente, a reduzir a sensação de nervosismo e a preparar o corpo para um sono profundo e reparador. 

 

A última sugestão hoje é comer cerejas ou beber sumo de cereja. 

Para fazer o sumo vamos:

·      Usar uma chávena de chá cheia de cerejas;

·      Retirar os caroços das cerejas;

·      Adicionar as cerejas a um recipiente, acrescentar 250 mL de água e triturar tudo;

·      Beber um copo de sumo até 30 minutos antes de ir dormir.

 

Com o chá de camomila e este sumo de cereja é possível restaurar o equilíbrio do Baço-Pâncreas e melhorar a qualidade do sono. 

A prática regular desses hábitos em simultâneo com uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico podem ajudar muito a nossa saúde geral. Experimenta, vê como te sentes e se quiseres partilha a tua experiência nos comentários.

Se gostaste desta partilha deixa o teu gosto e subscreve o canal para mais informações sobre bem-estar e Medicina Chinesa. Obrigada!

Até à próxima e bons sonhos!

 

- Vânia



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Descobre o equilíbrio que transforma a tua saúde. O que é o Yin Yang?

        Imaginemos um mundo onde tudo tem dois lados, onde o dia e a noite, o calor e o frio, o bem e o mal, são interdependentes e não existem um sem o outro. Esta ideia, que à primeira vista pode parecer simples, tem o poder de transformar a forma como vemos a vida. E se eu te dissesse que a chave para entenderes o equilíbrio do Universo e da tua saúde está precisamente nesta dualidade?                                                            Já deves ter visto este símbolo, talvez em tatuagens ou em templos chineses. É o símbolo do Yin Yang e é uma teoria da Medicina Chinesa, mas será que conheces o seu significado?    Eu sou a Vânia, sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou falar sobr...

Os 5 elementos que estão à nossa volta. O que são os 5 elementos?

  Tudo à nossa volta está interligado. A Natureza, a nossa saúde e até os nossos sentimentos fazem parte de um grande ciclo de equilíbrio. Na Medicina Chinesa, este equilíbrio é compreendido através da Teoria dos 5 elementos.              Olá, eu sou a Vânia, sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou falar de outra teoria muito importante da medicina chinesa, a Teoria dos 5 elementos.   O que é a Teoria dos 5 elementos? Quais são os 5 elementos?  Wu Xing, a Teoria dos 5 elementos também conhecida como Teoria dos 5 movimentos considera que o universo é formado pelo movimento e pela transformação dos 5 elementos. Os 5 elementos são a Madeira, o Fogo, a Terra, o Metal e a Água.   Quando esta teoria foi criada, os 5 elementos eram conhecidos como as 5 substâncias essenciais para o nosso dia-a-dia, como se pode ver nesta frase retirada de um dos livros clássicos da Medicina Tradicional Chinesa (o...

Ventosaterapia.

  O que é a ventosaterapia?  Como funcionam as ventosas? Efeitos das ventosas Tipo de ventosas Diferentes técnicas Indicações Contraindicações Considerações Finais    Estão a ver aquelas marcas redondas e vermelhas nas costas e nos braços de atletas de alta competição? Estas marcas são o resultado de uma abordagem terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa e que muitos de vocês podem conhecer, a ventosaterapia.    Olá a todos!  Eu sou a Vânia, especialista de Medicina Chinesa e Acupuntura e hoje vou falar sobre ventosas. Vamos ver o que é, que tipos de ventosas existem e em que situações se pode e não usar.   A ventosaterapia é uma das várias abordagens terapêuticas que a Medicina Chinesa tem ao seu dispor para tratar doenças e manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.    O que é a Ventosaterapia? A ventosaterapia consiste na aplicação de ventosas, pequenos frascos com uma abertura redonda e lisa, em determinadas zonas do corpo para ...