Avançar para o conteúdo principal

Como fazer respiração abdominal para reduzir o stress e melhorar a saúde?


 

Se por vezes não consegues relaxar e se isso condiciona o teu sono, então estás no sítio certo e este vídeo é para ti!

Olá a todos, eu sou a Vânia, sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou falar de respiração abdominal, vou explicar o que é e vou demonstrar como se faz. 

Esta técnica de respiração é fantástica para reduzir o stress, melhorar a oxigenação do corpo, ajudar na concentração e até a dormir melhor. 

Vamos aprender a respirar de uma forma mais profunda e consciente?

Queres aprender a respirar de uma forma mais profunda e consciente?

 

Antes de mais, o que é exatamente a respiração abdominal?

A respiração abdominal também conhecida como respiração diafragmática ou respiração com o diafragma é uma técnica em que usamos o diafragma para respirar profundamente. Em vez de respirarmos apenas com o peito, vamos usar a parte inferior dos pulmões para respirar. Quando inspiramos profundamente, o diafragma (um músculo localizado abaixo dos pulmões) move-se para baixo, o que cria mais espaço na cavidade torácica para os pulmões se expandirem. Este movimento faz com que o abdómen, a barriga, “venha” para fora. Esta expansão abdominal é apenas o efeito do diafragma a mover-se para baixo e a empurrar o conteúdo abdominal, não estamos propriamente a respirar com a barriga, o diafragma é que se moveu. 

Ao praticar a respiração abdominal estamos a activar o sistema nervoso parassimpático que é o responsável pela resposta de relaxamento do corpo. E isto ajuda a diminuir a frequência cardíaca, a diminuir a pressão arterial e a acalmar a mente. 

 

Como é que se faz a respiração abdominal? 

Podemos fazer deitados ou sentados. Eu vou exemplificar deitada, eu costumo ter as pernas dobradas com os pés na superfície em que estou deitada que pode ser o chão ou a cama. 

Colocamos uma das mãos no peito e a outra na barriga. Assim conseguimos sentir o movimento das mãos enquanto respiramos.

Se quiserem podem fechar os olhos. Vamos começar por inspirar lentamente pelo nariz. Ao mesmo tempo que inspiramos sentimos a mão que está na barriga a mover-se para cima à medida que o ar entra nos pulmões e o diafragma empurra a barriga para fora como se fosse um balão. A mão que está no peito não se mexe porque estamos a focar a respiração na região abdominal e não no peito.           

Agora expiramos suavemente pela boca, de forma controlada e sentimos a mão em cima da barriga a baixar à medida que o diafragma sobe e o ar sai dos pulmões. 

Repete esta respiração durante 5 a 10 minutos e vê que com o tempo e com a prática regular vais ter uma sensação de relaxamento profundo. 

Para ajudar a mente a relaxar e impedir que os pensamentos fiquem presos na tua mente e não te deixem descansar podes focar-te na tua respiração e visualizar o percurso que o ar faz pelo corpo.

Repete as vezes que forem necessárias até sentires a mente livre de pensamentos. 

 

Obrigada por me ouvires e até à próxima! 

 

- Vânia


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Descobre o equilíbrio que transforma a tua saúde. O que é o Yin Yang?

        Imaginemos um mundo onde tudo tem dois lados, onde o dia e a noite, o calor e o frio, o bem e o mal, são interdependentes e não existem um sem o outro. Esta ideia, que à primeira vista pode parecer simples, tem o poder de transformar a forma como vemos a vida. E se eu te dissesse que a chave para entenderes o equilíbrio do Universo e da tua saúde está precisamente nesta dualidade?                                                            Já deves ter visto este símbolo, talvez em tatuagens ou em templos chineses. É o símbolo do Yin Yang e é uma teoria da Medicina Chinesa, mas será que conheces o seu significado?    Eu sou a Vânia, sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou falar sobr...

Os 5 elementos que estão à nossa volta. O que são os 5 elementos?

  Tudo à nossa volta está interligado. A Natureza, a nossa saúde e até os nossos sentimentos fazem parte de um grande ciclo de equilíbrio. Na Medicina Chinesa, este equilíbrio é compreendido através da Teoria dos 5 elementos.              Olá, eu sou a Vânia, sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou falar de outra teoria muito importante da medicina chinesa, a Teoria dos 5 elementos.   O que é a Teoria dos 5 elementos? Quais são os 5 elementos?  Wu Xing, a Teoria dos 5 elementos também conhecida como Teoria dos 5 movimentos considera que o universo é formado pelo movimento e pela transformação dos 5 elementos. Os 5 elementos são a Madeira, o Fogo, a Terra, o Metal e a Água.   Quando esta teoria foi criada, os 5 elementos eram conhecidos como as 5 substâncias essenciais para o nosso dia-a-dia, como se pode ver nesta frase retirada de um dos livros clássicos da Medicina Tradicional Chinesa (o...

Ventosaterapia.

  O que é a ventosaterapia?  Como funcionam as ventosas? Efeitos das ventosas Tipo de ventosas Diferentes técnicas Indicações Contraindicações Considerações Finais    Estão a ver aquelas marcas redondas e vermelhas nas costas e nos braços de atletas de alta competição? Estas marcas são o resultado de uma abordagem terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa e que muitos de vocês podem conhecer, a ventosaterapia.    Olá a todos!  Eu sou a Vânia, especialista de Medicina Chinesa e Acupuntura e hoje vou falar sobre ventosas. Vamos ver o que é, que tipos de ventosas existem e em que situações se pode e não usar.   A ventosaterapia é uma das várias abordagens terapêuticas que a Medicina Chinesa tem ao seu dispor para tratar doenças e manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.    O que é a Ventosaterapia? A ventosaterapia consiste na aplicação de ventosas, pequenos frascos com uma abertura redonda e lisa, em determinadas zonas do corpo para ...