O que é o Gua Sha?
Tipos de Gua Sha
Benefícios do Gua Sha
Efeitos adversos/precauções
Considerações Finais
Olá a todos!
E se eu vos dissesse que é possível tratar torcicolos, outras dores e até problemas de sono com uma técnica que consiste em raspar a superfície do corpo?
Estou a falar do Gua Sha, uma abordagem terapêutica que talvez conheçam, e que tem estado muito associada a tratamentos de beleza. O Gua Sha tem muitas aplicações e hoje vamos ver o que é, diferentes tipos de Gua Sha e alguns dos seus benefícios.
Eu sou a Vânia, sou especialista de Medicina Chinesa e Acupunctura e hoje vou falar sobre Gua Sha.
O que é o Gua Sha?
O Gua Sha é o instrumento usado e também o nome da abordagem terapêutica. O termo “Gua” quer dizer raspar e “Sha” significa areia. Simbolicamente, podemos dizer que é uma técnica que “raspa” ou elimina doenças ou impurezas do corpo.
O tratamento com Gua Sha não é doloroso e consiste em raspar levemente a superfície do corpo com instrumentos de diferentes formas dependendo da zona do corpo onde é aplicado. Este instrumento, o Gua Sha, actualmente é feito de pedra de jade, quartzo rosa ou plástico. Antigamente eram usadas espátulas, colheres, corno de Búfalo e até moedas para raspar a superfície do corpo. Para realizar esta técnica é colocado um óleo na pele que serve de lubrificante para o Gua Sha deslizar e raspa-se a área em questão.
Um dos objectivos da técnica Gua Sha é eliminar o factor patogénico que entrou no corpo. Os factores patogénicos invadem o corpo, infiltram-se nos meridianos e bloqueiam a livre circulação de energia e de sangue (no corpo). O Gua Sha intervém impedindo a progressão da doença através da activação da circulação e da dispersão da estagnação de sangue.
Após o tratamento com Gua Sha é possível observar na pele pequenos pontos vermelhos ou roxos não salientes que são chamados de petéquias. Estas petéquias resultam da ruptura de pequenos vasos sanguíneos à superfície da pele. É este processo que vai promover o aumento de oxigénio e nutrientes e activar a circulação sanguínea na zona em causa.
O tratamento com Gua Sha só acontece após um detalhado e individualizado diagnóstico e está intimamente relacionado com as teorias base da Medicina Chinesa.
O Gua Sha é um instrumento de saúde e como tal deve ser usado por especialistas de Medicina Chinesa que tenham por base as teorias fundamentais desta área.
Tipos de Gua Sha
Vou dividir em duas categorias, o Gua Sha de uso tradicional e o Gua Sha de uso facial.
· Tradicional
É aplicado no corpo incidindo nos músculos, tendões e fáscia com o objectivo de repor o equilíbrio e tratar doenças e problemas de saúde;
· Facial
Usado na cara com o objectivo de aliviar tensões, inchaço, inflamação, sinusite e olheiras. Um dos seus usos principais é a estética mais concretamente a vertente de anti-envelhecimento, complementando outros tratamentos de Medicina Chinesa como a acupunctura estética ao nível das rugas, linhas de expressão e manchas ou marcas na pele.
Benefícios
O Gua Sha pode ser usado em casos de:
· Dores musculares no pescoço, ombros, costas, braços ou pernas;
· Problemas menstruais;
· Insónia;
· Tosse;
· Problemas respiratórios como constipação;
· Dor de garganta;
· Dor crónica;
· Dor de cabeça por tensão.
Efeitos adversos/precauções
O Gua Sha é considerado geralmente seguro desde que seja aplicado por especialistas de Medicina Chinesa e não seja usado em:
· Pele inflamada;
· Feridas abertas;
· Queimaduras solares;
· Erupções cutâneas;
· Psoríase;
· Eczema;
· Dermatite atópica;
· Rosácea;
· Varizes;
· Nódoas negras;
· Abcessos.
Considerações Finais
O Gua Sha é considerado geralmente seguro desde que seja realizado por especialistas de Medicina Chinesa devidamente formados e conhecedores das teorias base que orientam a Medicina Chinesa.
Existem diferentes tipos de Gua Sha, o tradicional usado em todo o corpo e o facial, ideal para aliviar tensões e melhorar a aparência da pele.
E vocês conheciam o Gua Sha? E os que já conheciam alguma vez usaram? Digam-me nos comentários o que acham desta técnica.
Obrigada por estarem desse lado e pelo vosso interesse nestes temas.
Até à próxima!
- Vânia
Comentários
Enviar um comentário