O que é?
Indicações
Precauções
Olá a todos!
Hoje vamos falar sobre outra abordagem que faz parte da Medicina Chinesa, a Aurículoterapia.
O que é aurículoterapia?
A aurículoterapia é uma das técnicas da Medicina Chinesa usada para prevenir e tratar doenças. Esta abordagem terapêutica consiste na estimulação de áreas na orelha através da aplicação de pequenas sementes nas orelhas. É uma abordagem fácil e conveniente para uso diário.
Segundo esta técnica, o corpo humano pode ser representado na orelha onde cada ponto se refere a um órgão específico ou uma zona do corpo.
Os pontos auriculares são áreas específicas distribuídas pelas orelhas. Quando o corpo está doente, isso pode manifestar-se na orelha como sensibilidade em determinadas zonas, deformações, descoloração ou outros distúrbios na pele. Estas alterações e manifestações são usadas como complemento ao diagnóstico.
As sementes são aplicadas com um adesivo e devem permanecer na orelha 3 a 5 dias. E devem ser pressionadas 2 a 3 vezes por dia.
Dentro da aurículoterapia também podemos falar em acupunctura auricular. Esta é uma técnica que consiste na punctura de agulhas em pontos específicos nas orelhas. Não me vou alongar sobre esta abordagem quis apenas referir que existe acupunctura feita nas orelhas.
Indicações
Algumas das indicações da aurículoterapia são:
· Dor - entorse, dor de cabeça, dor lombar;
· Amigdalite;
· Alergias;
· Insónia;
· Stress;
· Depressão;
· Rinite;
· Obesidade;
· Vícios – por exemplo, tabaco;
· Sintomas de menopausa;
· Prevenção de doenças.
Precauções
Algumas precauções no caso da aurículoterapia são:
· Grávidas e mulheres com historial de aborto;
· Anemia.
Evitar grande estimulação em:
· Doenças cardíacas;
· Hipertensão arterial severa;
· Úlceras e inflamação local.
Por hoje é tudo, espero que tenham aprendido alguma coisa e que este vídeo vos tenha sido útil. Obrigada por estarem desse lado e até à próxima!
- Vânia
Bibliografia
Auriculotherapy Manual Chinese and Western Systems of Ear Acupuncture – Terry Oleson Foreword by Raphael Nogier
Comentários
Enviar um comentário