Olá e sejam bem-vindos, eu sou a Vânia especialista de Medicina Chinesa e hoje vamos conhecer a postura da árvore.
O que é postura de árvore?
A postura da árvore é uma forma de meditação feita em pé, podemos dizer que é uma forma de Qi Gong aparentemente estática. A prática regular da postura da árvore ajuda-nos a ganhar melhores posturas e ajuda-nos a adquirir uma postura mais natural, confortável e saudável. O objectivo desta prática é aprender a manter o corpo numa postura relaxada e estendida. Com esta forma de meditação as nossas articulações dos membros ficam mais relaxadas, flexíveis e elásticas. Esta prática aumenta a nossa energia, clareza mental, vitalidade, resistência, capacidade física, força interna e produtividade.
Alguns dos seus benefícios podem ser:
· Aumentar e melhorar o fluxo de energia no corpo;
· Aliviar a tensão nas articulações e músculos, fortalecendo os membros, coluna e ombros;
· Melhorar a qualidade do sono;
· Alongar a coluna vertebral e descomprimir os discos da coluna vertebral e todo o sistema nervoso.
Para realizar esta postura vamos precisar de estar de pé e colocar os pés paralelos e à largura dos ombros, os joelhos ligeiramente flectidos, as nádegas e a cintura estão relaxadas deixando a bacia cair e pender para o chão como se nos fossemos sentar. A cabeça está como se estivesse suspensa por um fio vindo do céu, o queixo ligeiramente recolhido. Vamos imaginar que estamos a abraçar uma grande bola, por isso, as mãos vão estar ao nível do umbigo, os dedos de uma mão vão estar a apontar para os dedos da outra mão, sem se tocar, e os ombros vão estar relaxados, os cotovelos ligeiramente mais elevados que as mãos e os braços não estão esticados nem dobrados estão relaxados e soltos.
Agora que já conhecemos os requisitos para fazer a postura da árvore vamos fazer cinco minutos nesta posição. Para quem está a iniciar será melhor fazer menos tempo um minuto ou menos até o corpo e a mente se habituarem a esta prática para evitar desistências precoces e até lesões. Não façam esta prática se tiverem alguma condição de saúde ou outra situação em que esta meditação não é indicada. Confirmem com o vosso especialista de Medicina Chinesa se será adequado no nosso caso.
Boas práticas, até à próxima!
⁃ Vânia
Comentários
Enviar um comentário