Introdução
Auto-massagem
1º exercício
2º exercício
3º exercício
4º exercício
5º exercício
Considerações finais
Sugestão final
Olá e sejam bem-vindos, o meu nome é Vânia e eu sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou mostrar-vos umas técnicas de auto-massagem que vos podem ajudar a aliviar dores e tensões nas mãos e nos polegares.
Introdução
As mãos são uma das partes do nosso corpo que mais utilizamos e por essa razão têm um papel muito importante nas nossas actividades diárias e interacções.
A mão é constituída por vários músculos, tendões, ligamentos e ossos que trabalham todos juntos para nos permitir fazer uma grande variedade de acções como usar o teclado do computador para trabalhar, preparar refeições e segurar e levantar objectos pesados.
As nossas mãos estão em constante movimento, muitas vezes a realizar tarefas muito precisas com elevada destreza. E acho que por isso é fácil ignorar a tensão e a sobrecarga que se podem acumular nas nossas mãos e dedos devido a movimentos repetitivos e ao uso prolongado.
O polegar é o dedo com mais força, com maior amplitude de movimento e é também o que usamos mais, por isso pode ficar cansado e com dores o que acaba por afectar o desempenho das nossas actividades diárias.
Massajar as mãos e os dedos regularmente pode ajudar a aliviar tensão muscular, melhorar a circulação sanguínea, reduzir o cansaço e aliviar dores.
Auto-massagem
Agora quero mostrar-vos uma massagem que podem fazer caso tenham dores ou tensão no polegar e na mão ou apenas como prevenção e forma de cuidado das vossas mãos.
Esta auto-massagem pode ser usada por terapeutas manuais com eu, como massagistas porque usamos muito os dedos nomeadamente os polegares, mas também pode ser útil para muitas outras pessoas como gamers, recepcionistas, secretárias, bateristas, basicamente qualquer pessoa que use muito as mãos.
O que vou referir aqui deve ser feito com consciência, dentro dos vossos limites e com o objectivo de aliviar ou evitar dores e nunca como forma de agravar qualquer condição que possam ter.
Não façam nada que vos possa prejudicar ou lesionar.
Se a dor que sentem é recorrente ou muito intensa não vejam este vídeo e vão ao médico, façam exames para perceberem o que têm e depois logo escolhem a abordagem terapêutica que querem usar para tratar o vosso problema.
Não ignorem as dores que têm nem adiem o seu tratamento.
Vamos então ver técnicas de auto-massagem para relaxar a mão e aliviar a dor no polegar.
1º exercício
A dor no polegar tem muitas vezes origem na eminência tenar, esta zona na base do polegar. Como muitos movimentos da mão são iniciados pelo antebraço, acho que faz sentido começar a massagem por essa zona.
Vamos começar por amassar a parte interna e externa do antebraço com a mão em concha e aplicar pressão suficiente para sentir alívio e não dor. Podemos começar pelo lado esquerdo.
Vamos do cotovelo ao pulso e podemos repetir 3 vezes ou as vezes que quiserem até sentirem alívio da tensão. Se encontrarem alguma zona ou ponto com dor ou mais sensível podem insistir nesse local mais vezes mas sem se magoarem e até sentirem algum alívio.
E agora mudamos de lado e repetimos o movimento. Sempre com pressão suficiente para sentirmos alívio e não dor.
Estes exercícios vão permitir soltar a mão ao aliviar tensões com origem no antebraço.
2º exercício
Começamos pela eminência hipotenar, a área por baixo do dedo mínimo. Vamos colocar o polegar da outra mão nessa área, vamos pressionar e empurrar na direcção do dedo mínimo. Agora fazemos o mesmo movimento no centro da palma da mão em direcção aos dedos e depois na eminência tenar, esta almofada na base do polegar.
Fazer primeiro numa mão e depois na outra.
Podemos fazer este exercício algumas vezes para aquecer, relaxar e preparar a mão para as próximas técnicas.
3º exercício
Começamos pela base da mão e vamos subindo. Colocamos as articulações interfalângicas proximais do dedo indicador ou médio na base da mão, pressionamos sem sentir dor e fazemos movimentos em círculos.
Se houver algum ponto mais sensível insistam nessa área para aliviarem a sensação desconfortável que têm.
Vamos fazer primeiro numa mão e depois na outra.
4º exercício
Com a palma da mão virada para baixo, vamos agarrar a região entre o polegar e o indicador com os dedos indicador e polegar da mão oposta em pinça e vamos fazer o mesmo tipo de pressão em círculos. Pressionar sem sentir dor e depois mover os dedos em círculos.
Numa mão, depois na outra.
Vamos procurar pontos sensíveis e insistir nessa zona para relaxar os tecidos e aliviar a tensão e a dor.
5º exercício
Para finalizar vamos fazer alguns movimentos de rotação do polegar. Vamos agarrar no polegar com a mão oposta e rodar o dedo para um lado e para o outro. Numa mão e depois na outra.
Considerações finais
Era isto que tinha para vocês hoje para vos ajudar a cuidarem das vossas mãos e polegares e aliviarem algumas dores que possam ter.
Façam esta auto-massagem regularmente para relaxar ou aquecer as mãos e os polegares ou simplesmente para tentarem evitar este tipo de problemas.
Espero que o vídeo vos tenha ajudado de alguma forma e se esse tiver sido o caso carreguem nesse polegar por baixo do título do vídeo!
Se conhecem alguém que pode beneficiar destas massagens partilhem com eles e vamos viver sem dores!
Obrigada pelo vosso interesse, por apoiarem e divulgarem este projecto.
Sugestão final
Ah e deixo aqui uma dica para vos ajudar a exercitar e a soltar a mão. As bolas chinesas ou bolas Baoding. Coloquem as duas bolas na mesma mão e tentem fazer com que elas rodem para a esquerda ou para a direita e por cima uma da outra. Estes exercícios treinam os músculos das mãos e dos braços, estimulam a circulação sanguínea, diminuem a ansiedade e ajudam a relaxar.
E é isso, por hoje é tudo, mais uma vez obrigada por assistirem, espero que tenham gostado do vídeo e que vos tenha sido útil.
Até à próxima, fiquem bem!
- Vânia
Comentários
Enviar um comentário