Introdução
Auto-massagem
1º exercício
2º exercício
3º exercício
Considerações finais
Introdução
A tensão cervical é um problema que afecta muitas pessoas e as causas podem ser variadas. Podem ir desde má postura, a stress, a movimentos repetitivos, a falta de exercício ou a má posição na cama ou no sofá.
Olá e sejam bem-vindos, o meu nome é Vânia e eu sou especialista da Medicina Chinesa.
Hoje vou mostrar-vos técnicas de auto-massagem que podem fazer em vocês mesmos para aliviar a dor e a tensão no pescoço e acelerar o tempo de recuperação dessa lesão.
A tensão cervical pode manifestar-se como uma sensação de rigidez, dificuldade em virar a cabeça para um lado ou para o outro e dor ou desconforto na região do pescoço, o que pode limitar os movimentos e afectar a qualidade de vida.
Identificar os sintomas da tensão cervical e as suas causas é uma forma de prevenir que aconteça no futuro.
Se têm tensão cervical algo que pode ajudar é um banho de água quente porque o calor relaxa os músculos e os tecidos e pode ajudar a aliviar a tensão. Ou então colocar uma daquelas almofadas térmicas no pescoço, o princípio é o mesmo da água quente, relaxar os músculos. Outras formas de aliviar a tensão cervical podem ser através de alongamentos ou massagens.
Auto-massagem
As técnicas de massagem que vou passar a explicar devem ser feitas de acordo com os vossos limites e capacidades. A pressão deve ser leve e ajustada de acordo com o vosso conforto para permitir relaxar os músculos e nunca agravar qualquer condição que possam ter.
Se têm dores incapacitantes ou condições de saúde em que estas massagens não podem ser realizadas este vídeo não é para vocês e devem procurar ajuda especializada e não devem tentar resolver o problema sozinhos. Não façam nada que vos possa prejudicar.
Vamos começar por alongar o pescoço para a esquerda e para a direita. Podemos usar a mão para ajudar a alongar. Basta colocar a mão no topo da cabeça e puxar ligeiramente a cabeça para a esquerda e repetir para a direita, vamos fazer isto 3 vezes para cada lado.
Agora vamos fazer 3 exercícios que nos vão ajudar a libertar a tensão no pescoço e a aliviar as dores. Podem fazer estes exercícios depois de se levantarem e antes de se deitarem mas também durante momentos de muito trabalho ou stress.
1º exercício
Com as mãos na base do crânio, vamos colocar os dedos médios na linha de inserção dos cabelos e os dedos anelar e indicador ficam relaxados ao lado dos dedos médios.
Vamos aplicar uma leve pressão e mantemos essa pressão à medida que afastamos as mãos uma da outra até à lateral do pescoço e repetimos 3 a 5 vezes.
Agora com os dedos anelares na linha de inserção dos cabelos e os outros dedos naturalmente no pescoço, repetimos o mesmo exercício 3 a 5 vezes e até à lateral do pescoço. Vamos baixando as mãos até chegar à base do pescoço e vamos repetir o exercício 3 a 5 vezes.
Se sentirem que precisam de repetir o exercício para terem mais alívio podem fazê-lo.
2º exercício
Vamos colocar a mão direita em concha em cima do ombro esquerdo como se o fôssemos agarrar e vamos apoiar o cotovelo direito com a mão esquerda (isto facilita a deslocação da mão no ombro e protege articulação do ombro direito).
Começamos por amassar o músculo trapézio (no ombro) da zona mais próxima da coluna e seguimos até ao músculo deltóide (final do ombro). E repetimos 3 a 5 vezes.
Agora mudamos de lado e repetimos o exercício, portanto vamos colocar a mão esquerda em concha no ombro direito, apoiar o cotovelo esquerdo com a mão direita e amassar desde a zona do ombro mais próxima da coluna até ao final do ombro. E repetimos 3 a 5 vezes.
3º exercício
Vamos fazer esta massagem em três zonas do pescoço, uma o mais próximo da coluna, a outra ao lado a meia distância entre a orelha e a coluna e a última por baixo da orelha. Como vamos usar duas ou três articulações para fazer a massagem conseguimos abranger esta área toda.
Vamos fechar a mão esquerda e colocar no lado esquerdo do pescoço as articulações interfalângicas proximais 1 cm abaixo da linha de inserção dos cabelos o mais próximo da coluna e aplicar pressão suficiente para sentir algo mas não dor e deslizar para baixo até à base do pescoço. E repetimos 3 a 5 vezes.
Vamos repetir o movimento descrito uns centímetros ao lado no sentido da orelha. E repetimos 3 a 5 vezes.
Para terminar este lado, vamos repetir o movimento descrito anteriormente mas desta vez por baixo da orelha. E repetimos 3 a 5 vezes.
Trocamos de mão e repetimos os exercícios descritos no lado direito do pescoço. Vamos fechar a mão direita e colocar no lado direito do pescoço as articulações interfalângicas proximais 1 cm abaixo da linha de inserção dos cabelos o mais próximo da coluna e vamos deslizar para baixo até à base do pescoço. E repetimos 3 a 5 vezes. Vamos repetir o movimento descrito uns centímetros ao lado no sentido da orelha. E repetimos 3 a 5 vezes. Para terminar, repetimos 3 a 5 vezes o movimento descrito anteriormente mas desta vez por baixo da orelha.
Eram estas as técnicas de massagem que tinha para vos mostrar hoje, espero que sejam úteis e vos ajudem de alguma forma.
Considerações finais
A dor e a tensão cervical são um tipo de problema que muitas vezes limita as nossas actividades diárias. Estas sugestões de massagem servem como prevenção ou como forma de resolver ou aliviar a dor no momento mas não são a solução porque não vão à raiz, à causa do desequilíbrio, apenas aliviam as manifestações desse desequilíbrio. A solução passa por termos hábitos mais saudáveis e posturas mais conscientes e claro que passa também por fazermos massagens e tratamentos de Medicina Chinesa regularmente.
É sempre uma boa ideia alongar quando acordamos ou depois de estarmos muito tempo na mesma posição. Os alongamentos estimulam a circulação sanguínea nos membros, previnem lesões, libertam os músculos de tensões que se podem ter acumulado na posição em que estavam e deixam os músculos mais activos para as suas próximas actividades.
Se o vídeo foi útil de alguma forma e vos ajudou façam gosto e partilhem. E se são novos por aqui não se esqueçam de subscrever o canal para mais vídeos como este e mais conteúdo sobre Medicina Chinesa.
Por hoje é tudo, obrigada por terem assistido. Até à próxima e não se esqueçam de cuidar de vocês!
- Vânia
Comentários
Enviar um comentário