Sabem o que é a acupunctura?
Alguma vez fizeram acupunctura?
Se quiserem mais informação sobre Acupunctura vou deixar 2 links na descrição que podem ver se tiverem interesse nesta abordagem terapêutica.
Hoje vou falar sucintamente sobre o que é a Acupunctura, o que é a saúde e a doença na Medicina Chinesa, o que são sensações da agulha e quais são essas sensações.
Alguma vez fizeram acupunctura?
Se quiserem mais informação sobre Acupunctura vou deixar 2 links na descrição que podem ver se tiverem interesse nesta abordagem terapêutica.
Hoje vou falar sucintamente sobre o que é a Acupunctura, o que é a saúde e a doença na Medicina Chinesa, o que são sensações da agulha e quais são essas sensações.
O que é a acupunctura?
Saúde e doença na Medicina Chinesa
Sensação da agulha ou sensação de Qi
Tipos de sensação de Qi
Sensações referidas pelo especialista
Vazio
Sensações referidas pelo doente
Peso
Distensão
Dormência
Prurido ou comichão
Calor
Pequeno choque ou descarga eléctrica
O que é a acupunctura?
Tendo em consideração as propostas e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a legislação em vigor em Portugal define acupunctura como “a terapêutica que utiliza métodos de diagnóstico, prescrição e tratamentos próprios assentes em axiomas e teorias da acupunctura utilizando a rede de meridianos, pontos de acupunctura e zonas reflexológicas do organismo humano, com o fim de prevenir e tratar as desarmonias energéticas físicas e psíquicas.”.
A legislação refere ainda que “a acupunctura é uma terapêutica com uma concepção holística, energética e dialéctica do ser humano, assenta numa filosofia e metodologia específicas baseadas na Medicina Tradicional Chinesa e que aplica processos específicos de diagnóstico e métodos terapêuticos próprios, tendo por base as teorias da Medicina Tradicional Chinesa, para promover e recuperar a saúde e prevenir e tratar as doenças.”.
Por outras palavras, a acupunctura é uma das principais abordagens terapêuticas da Medicina Chinesa e consiste na inserção de agulhas finas, descartáveis e de utilização única em determinados pontos do corpo após diagnóstico prévio e individualizado. Entre outros, a acupunctura tem como objectivos equilibrar e resolver desarmonias na circulação da energia, reduzir a dor e tratar outras condições, promover e recuperar a saúde e prevenir doenças.
Saúde e doença na Medicina Chinesa
De acordo com as Teorias da Medicina Tradicional Chinesa, o corpo é percorrido por uma rede de meridianos através dos quais é feita a circulação de Qi, a energia vital. Quando o Qi circula livremente pelo corpo estamos perante um estado de equilíbrio e de saúde. Por outro lado, quando há bloqueios ou perturbações à livre circulação do Qi estamos na presença de uma situação de doença ou desequilíbrio energético que se pode manifestar através de sintomas físicos e mentais. O que a acupunctura vai fazer é restaurar a livre circulação da energia, eliminar os bloqueios e os desequilíbrios nos meridianos.
Sensação da agulha ou sensação de Qi
Quando é feita a punctura da agulha, ou seja, quando a agulha é inserida correctamente no ponto escolhido obtém-se uma determinada sensação que é sentida e percebida pelo doente e pelo especialista. Esta sensação, também denominada sensação de Qi ou sensação da agulha resulta da obtenção de Qi, ou seja, resulta da chegada da energia à agulha. (Sei que agora surgiram aqui uns conceitos novos para alguns de vocês e também sei que são conceitos algo abstractos mas com a descrição das várias possíveis sensações de Qi que se segue, estes conceitos vão ficar mais fáceis de perceber).
A sensação sentida varia de pessoa para pessoa, normalmente é temporária e não deve ser dolorosa. A maioria das pessoas considera a acupunctura uma experiência relaxante e agradável.
Tipos de sensação de Qi
Agora que já vimos o que é a sensação de Qi ou da agulha vamos ver que tipos de sensações podem ocorrer e como se caracterizam.
A sensação da agulha pode ser avaliada por duas perspectivas.
Uma perspectiva é a percepção da agulha sentida pelo especialista e a outra é a sensação descrita pelo doente.
Sensações referidas pelo especialista
A sensação de Qi é muito importante para o especialista, uma vez que o ajuda a determinar se a punctura da agulha foi feita correctamente. Quando o Qi chega à agulha, o especialista sente um aperto à volta da agulha, uma compressão da musculatura à volta da agulha que a aprisiona com alguma força, como quando se tem um pequeno peixe a picar o anzol. A chegada da energia à agulha deve ser percebida pelo especialista antes que o doente a comunique. Se a energia não chegar à agulha, o especialista vai ter uma sensação de vazio na agulha, ao manipular a agulha vai sentir que ela não está “presa” (usando a analogia do anzol) e nesse caso nenhuma das sensações que vou descrever a seguir vão ser sentidas pelo doente visto que a agulha não tem Qi ou energia.
Sensações referidas pelo doente
Em simultâneo com a percepção do especialista e se o Qi tiver chegado à agulha, o doente pode ter várias sensações.
Algumas pessoas descrevem desconforto ou incómodo, outras peso, distensão ou dormência. Há ainda quem tenha uma sensação de prurido ou comichão, calor ou choque eléctrico. Estas são as diferentes sensações que aparecem mais frequentemente no momento da punctura.
A sensação de desconforto ou incómodo pode ocorrer no local da punctura e desaparece após alguns segundos. Nas mãos e pés esta sensação pode ser ligeiramente mais intensa porque estas zonas do corpo têm maior concentração de terminações nervosas à superfície da pele, o que faz com que os pontos nas extremidades costumem ser mais sensíveis do que pontos noutros locais do corpo.
A sensação de peso pode ser descrita como se se estivesse a colocar um peso na zona da punctura. Esta sensação pode ser comparada à distensão ou peso interno que se sente com uma injecção intramuscular.
A sensação de distensão corresponde a uma leve pressão ou sensação de alongamento no local de inserção da agulha.
A sensação de dormência pode ser comparada ao que se sente quando ficamos com o braço “adormecido” ou dormente ou quando sentimos uma leve sensação de formigueiro nos membros.
A sensação de prurido ou comichão pode ser sentida no local da inserção da agulha mas também noutras áreas do corpo. E isto acontece como consequência da movimentação do Qi pelo corpo.
A sensação de calor é uma sensação térmica agradável no local da punctura e não dura muito tempo.
A sensação de pequeno choque ou descarga eléctrica é a sensação mais desejável.
Até se pode dizer que esta é a sensação ideal quando é sentida ao longo do trajecto do meridiano ao qual corresponde o ponto puncturado porque significa que foi conseguida a precisão máxima da punctura.
As sensações de Qi descritas são situações positivas que duram de uns segundos a poucos minutos e significam que o tratamento está a funcionar, tendo em conta que demonstram que o fluxo de energia no corpo está a ser estimulado. Contudo, nem todos os doentes experienciam estas sensações, aliás, há inclusivamente pessoas que não sentem as agulhas, isto não quer dizer que a acupunctura não está a funcionar, quer apenas dizer que a sensibilidade de algumas pessoas é diferente da de outras.
Como já vimos há dois aspectos muito importantes às sensações do Qi, um deles é a sensação que o doente tem, o outro é o que o especialista percepciona, por isso, desde que o especialista perceba que a agulha tem Qi, mesmo que o doente não sinta a energia, o tratamento está em curso.
Em suma, a sensação de Qi é um aspecto único e importante da acupunctura. É uma indicação que o fluxo de energia no corpo está a ser estimulado, o que ajuda o especialista a garantir que as agulhas estão colocadas correctamente e que o tratamento vai ter os efeitos pretendidos.
As sensações que o especialista pode sentir são um aperto ou compressão à volta da agulha e uma sensação de vazio.
No caso do doente, as sensações mais sentidas são desconforto ou incómodo, peso, distensão, dormência, prurido ou comichão, calor ou choque eléctrico.
Ainda que nem todos os doentes sintam a sensação de Qi, quando esta é percebida pelo especialista representa que o tratamento está a funcionar, o que por sua vez indica que estão reunidas as condições necessárias para que os doentes possam alcançar a sua saúde ideal.
Obrigada pelo vosso interesse! Até à próxima!
- Vânia
Referências Bibliográficas
Auteroche, B., & Auteroche, M. (1996). Guia prático de acupuntura e moxabustão. São Paulo: Andrei.
Shen Xueyong & Wang Hua. (2007). Acupuncture and Moxibustion (2ed). People’s Medical Publishing House
Portaria n.º 207-F/2014 de 8 de outubro. Diário da Républica, 1.ª série – Nº194, páginas 9-11.
Aperto
Desconforto ou incómodo
Comentários
Enviar um comentário