Massagem Terapêutica Tuina
Alguma vez fizeram uma massagem Tuina?
Sabiam que a massagem terapêutica da Medicina Chinesa se chama Tuina?
E sabem o que é a Tuina?
Hoje vou falar sobre a Massagem Terapêutica Tuina, nos seus efeitos e nas situações em que se pode ou não usar.
Introdução
O que é uma massagem terapêutica?
O que é a Massagem Tuina?
Como são as manipulações da Massagem Tuina?
Como é feita a massagem de Tuina?
Efeitos da massagem Tuina
Indicações
Contraindicações
Considerações finais
Introdução
A Massagem Tuina foi desenvolvida há milhares de anos atrás pelo povo Chinês. Quando se magoavam ao realizar o seu trabalho físico, os Chineses perceberam que se pressionassem ou esfregassem as zonas do corpo afectadas, o sangramento parava e o inchaço e as dores aliviavam com esse contacto manual. Com a experiência adquirida, os antigos compreenderam e resumiram os métodos primitivos da Tuina que mais tarde se tornou numa das técnicas mais usada no tratamento de doenças.
Huangdi Neijing ou o Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo preservou muito conteúdo sobre a Tuina, incluindo as suas técnicas, métodos de diagnóstico e efeitos terapêuticos.
Com o passar do tempo, a Tuina evoluiu e apesar de ser parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa passou a ser uma abordagem terapêutica completa por si só e que pode ser usada em combinação com outras abordagens da Medicina Chinesa como a acupunctura.
O que é uma massagem terapêutica?
Uma massagem terapêutica é um tipo de massagem que pretende alcançar mudanças estruturais e efeitos terapêuticos, ou seja, tratar problemas de saúde e restaurar o normal funcionamento do corpo. Esta massagem consiste na manipulação de músculos, tendões e tecidos do corpo através de várias técnicas manuais que visam promover o relaxamento, aliviar a tensão e a dor e melhorar o bem-estar geral.
O que é a Massagem Tuina?
A Massagem Tuina teve origem na China antiga e, juntamente com a Acupunctura, a Fitoterapia Chinesa, a Dietética Chinesa e o Qi Gong, é uma das cinco principais abordagens terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa.
A Massagem Tuina é uma abordagem terapêutica manual que se guia pelas teorias dos Cinco elementos, do Yin Yang, dos Zang Fu, dos meridianos, do Qi, Sangue e líquidos orgânicos, que são os conceitos fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa. Por se fundamentar nas teorias base da Medicina Chinesa, e à semelhança da Acupunctura, a Massagem Tuina estimula pontos específicos ou meridianos de acupunctura e outras partes do corpo com o objectivo de resolver os desequilíbrios existentes e promover a saúde e o bem-estar geral. Esta estimulação é feita com os dedos, as mãos, o cotovelo ou o antebraço (em vez de agulhas).
Para a Medicina Chinesa existe saúde e ausência de doenças quando o Sangue e o Qi, a energia do corpo, circulam livremente e sem bloqueios ou perturbações. Quando a circulação da energia e do Sangue está comprometida devido a bloqueios ou perturbações podem aparecer dores ou outras doenças. O que a massagem Tuina faz é estimular a circulação da energia e do Sangue para eliminar os desequilíbrios que estão a afectar a sua livre circulação e, consequentemente, promover o equilíbrio e a harmonia no corpo.
O principal objectivo terapêutico da massagem Tuina é criar harmonia entre o Yin e o Yang do corpo e eliminar os bloqueios e perturbações que se manifestam como doenças ou problemas de saúde e que estão a causar estagnação de Qi e sangue. Estagnado é algo que está parado, então estagnação de Qi pode traduzir-se como um bloqueio energético, uma ausência de movimento da energia nas áreas em questão. Não há livre circulação da energia quando estamos perante uma estagnação de Qi.
Antes de pôr em prática qualquer tratamento ou abordagem terapêutica (Acupunctura, Fitoterapia Chinesa, Dietética Chinesa, Qi Gong ou massagem Tuina), o especialista de Medicina Chinesa tem de realizar um diagnóstico diferencial e individualizado a cada doente. A massagem Tuina, assim como qualquer outra abordagem terapêutica que se fundamente nas teorias da Medicina Chinesa rege-se pelo pensamento clínico que orienta a Medicina Chinesa e, como tal, há momentos em consulta que são indispensáveis para que o especialista consiga oferecer aos seus doentes o tratamento mais adequado. Um desses momentos é sem dúvida o diagnóstico. Após o diagnóstico diferencial das queixas do doente, o especialista escolhe as manipulações de Tuina que mais se adequam ao problema e à área a tratar e realiza o tratamento.
Como são as manipulações da Massagem Tuina?
As manipulações são um conjunto de movimentos usados pelo Especialista, de modo a estimular manualmente a superfície do corpo ou a mover os membros e o corpo do doente com objectivos terapêuticos e para se restaurar a saúde.
Na massagem Tuina, as manipulações ou técnicas de massagem são realizadas com determinadas partes do corpo, nomeadamente, com os dedos, as mãos, o cotovelo ou o antebraço. As manipulações estimulantes devem ser suportáveis, enérgicas, regulares, suaves e penetrantes.
O padrão de estimulação, a intensidade e a duração das manipulações variam de acordo com a condição física de cada pessoa, a localização do problema e com a resposta do doente a esses 3 critérios. As manipulações são adaptadas à resistência de cada doente e a cada situação em concreto.
A frequência e a direcção das manipulações também têm diferentes acções. Dependendo desses parâmetros, as manipulações podem ter efeitos tonificantes ou dispersantes das áreas onde são aplicadas. Por esta razão quem pratica massagem terapêutica Tuina tem de ter um sólido conhecimento das teorias que estão na base da Medicina Chinesa e que orientam o seu diagnóstico e tratamento, assim como, deve ser conhecedor das características das várias manipulações da Tuina.
Como é feita a massagem de Tuina?
A massagem Tuina é realizada com o doente deitado numa marquesa ou sentado numa cadeira. Para se fazer a massagem Tuina usa-se um pano de algodão sobre o qual são aplicadas as manipulações. O pano de algodão é um meio que facilita a execução das manipulações de Tuina e protege o doente, a pele do doente e a do especialista.
Efeitos da massagem Tuina
A massagem Tuina previne e trata doenças através da aplicação de manipulações terapêuticas em determinados pontos ou zonas do corpo. A sua acção curativa depende das características das manipulações aplicadas, da condição energética do doente, da localização do desequilíbrio e dos pontos selecionados. Por isso mesmo é que o diagnóstico é essencial para o tratamento.
Indicações
A Tuina é uma abordagem terapêutica muito versátil que pode ser utilizada para tratar uma ampla gama de condições físicas e mentais. E divide-se em vários ramos como a Manutenção da Saúde, a Medicina Desportiva, a Reabilitação, a Ortopedia, a Ginecologia, a Tuina no adulto, a Tuina Pediátrica, entre outros.
Algumas indicações comuns da massagem Tuina incluem:
· Pediatria:
o em situações de febre, tosse, falta de apetite, vómitos, diarreia, enurese (incapacidade de conter a micção), torcicolo;
· Geriatria:
o no caso de dor articular, dor de joelhos, lombalgia ou dor lombar, insónia, rigidez articular;
· Patologia respiratória:
o para resolver constipação, gripe, tosse, asma, alergias;
· Patologia Gastrointestinal:
o para tratar dor de estômago, diarreia, obstipação;
· Patologia do sistema nervoso, muscular, ósseo e articular:
o no caso de rigidez cervical, dor lombar, dor de ombro, lesões músculo-esqueléticas, ciática, entorses, ombro congelado, dor de cabeça, insónia, tendinites, artrite;
· Patologia da mulher:
o em situações de dismenorreia ou dor menstrual, menstruação irregular, menopausa.
Contraindicações
Apesar de geralmente a massagem Tuina ser segura e bem tolerada existem algumas situações em que é necessário haver precaução e em que pode ser contraindicada, como nos casos de:
· Doenças hemorrágicas;
· Feridas expostas, fracturas, úlceras, queimaduras;
· Doenças contagiosas ou infecciosas;
· Região abdominal ou baixo ventre em grávidas ou durante o período menstrual;
· Fadiga extrema;
· Durante a digestão ou jejum.
Considerações finais
A Massagem Tuina é uma abordagem terapêutica manual que se guia pelos conceitos fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa.
De acordo com o diagnóstico realizado a cada pessoa, o especialista usa diferentes manipulações manuais para alterar as condições patológicas do corpo, restaurar o equilíbrio e eliminar os factores patogénicos.
As manipulações ou técnicas usadas podem variar dependendo da condição e das necessidades do doente.
A massagem terapêutica Tuina deve ser realizada por um especialista de Medicina Chinesa treinado, qualificado e que tenha um profundo conhecimento dos princípios da Medicina Chinesa. O especialista deve conseguir avaliar a condição de saúde do doente e adaptar o tratamento de acordo com essa condição. O especialista tem em consideração as necessidades individuais e o histórico de saúde do doente, de modo, a fornecer uma consulta de massagem Tuina segura e eficaz.
Boas massagens e como sempre, até à próxima!
-Vânia
Referências Bibliográficas
Yanfu, Z. (2002). Chinese Tuina (massage): A Newly Compiled Practical English-Chinese Library of Traditional Chinese Medicine (English and Mandarin Chinese Edition). Publishing House of Shanghai University of Traditional Chinese Medicine.
Comentários
Enviar um comentário