Avançar para o conteúdo principal

O que diferencia a Medicina Chinesa de outras abordagens em saúde?

motivos para considerar ter uma consulta de MTC. Caso precisem deles.

 


Precisam de algum motivo para ter uma consulta de Medicina Chinesa? Seguem-se 5!



Introdução  

O que diferencia a Medicina Chinesa de outras abordagens em saúde? 

    1 - Abordagem holística  

    2 - Tratamento personalizado 

    Abordagem preventiva

    4 - Tratamento natural

    5 - Reconhecimento mundial 



Introdução

 

A Medicina Chinesa é um sistema de saúde praticado na China há milhares de anos e tem o Qi, a energia vital, como conceito básico. Esta energia circula pelo corpo ao longo de uma rede de meridianos. Quando a energia circula livremente nesse meridianos, o corpo está saudável mas quando a circulação da energia é bloqueada ou interrompida podem surgir doenças ou problemas de saúde.  

A Medicina Chinesa tem à sua disposição uma variedade de abordagens terapêuticas incluindo a Acupunctura e a Moxabustão, a Massagem Terapêutica Tuina, a Fitoterapia Chinesa, a Dietética Chinesa, a prática energética (Tai Qi/Qi Gong), entre outras. 

 

 

O que diferencia a Medicina Chinesa de outras abordagens em saúde? 

 

Seguem-se 5 motivos para ter uma consulta de Medicina Chinesa. Caso precisem deles.

 

 

1 - Abordagem holística   

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Esta definição revela a crença da OMS na abordagem holística em saúde. 

Mas o que quer isto dizer? E o que tem a ver com a Medicina Chinesa?

A palavra “holismo” tem origem na palavra grega “holos” e significa “todo” ou “inteiro”. 

A Medicina Chinesa tem uma abordagem holística da saúde porque é um sistema de saúde que vê a pessoa como um Todo, incluindo o corpo e a mente. tem como objectivo identificar e tratar as causas que estão na origem da doença e não apenas tratar os seus sintomas. 

De acordo com a visão holística, é um erro analisar apenas uma parte ou até várias partes isoladamente se quisermos entender como funcionam juntas, uma vez que, a pessoa é vista como um conjunto onde todas as suas partes estão intimamente relacionadas e se influenciam mutuamente. Se uma das partes não estiver a funcionar correctamente todas as partes são afectadas. Assim se percebe que se houver desequilíbrios físicos, mentais ou emocionais que esses podem interferir negativamente na nossa saúde geral. Ao tratar a pessoa como um Todo e não apenas os sintomas da doença, a Medicina Chinesa visa promover a saúde e o bem-estar a longo prazo. 

 

 

2 - Tratamento personalizado 

 

A Medicina Chinesa é um sistema de saúde que se adapta a cada pessoa, o tratamento é individual, personalizado e específico para cada doente. Esta abordagem personalizada baseia-se no facto de que cada pessoa é única e tem os seus próprios pontos fortes, fracos e os seus próprios desequilíbrios. Ao entender estes factores individuais, o especialista de Medicina Tradicional Chinesa desenvolve um plano de tratamento adaptado às necessidades específicas de cada pessoa. 

Na Medicina Chinesa não há um tratamento protocolado que sirva para todos os casos, cada caso é um caso e não há dois casos iguais, assim como não há duas pessoas iguais. 

Uma das vantagens desta abordagem personalizada é a sua eficácia quando comparada com uma abordagem mais generalizada. Ao abordar os desequilíbrios e fraquezas específicas de cada doente, a Medicina Chinesa define um plano terapêutico mais objectivo “feito à medida” de cada pessoa. Além disso, o facto do tratamento ser personalizado ajuda os doentes a sentirem-se mais envolvidos no seu processo de cura. Isto porque o especialista de Medicina Chinesa inclui o doente no desenvolvimento do plano de tratamento, adaptando-o às suas necessidades únicas, o que faz com que o doente possa assumir um papel mais activo na sua própria saúde. 

 

 

3- Abordagem preventiva

 

O conceito por trás da abordagem preventiva em saúde é a proactividade e não a reactividade, o que significa que os doentes começam a aproveitar os recursos disponíveis o mais cedo possível para tentar evitar ou minimizar problemas de saúde.   

Uma abordagem preventiva em saúde envolve o uso de medidas proactivas que visam evitar o aparecimento ou a progressão de doenças ou problemas de saúde. Em vez de se focar apenas no tratamento dos sintomas ou nos problemas de saúde depois destes terem surgido, a prevenção em saúde pretende identificar e abordar os possíveis factores de risco e os primeiros sinais da doença antes que estes progridam. 

 

A Medicina Chinesa é usada como uma forma de abordagem preventiva em saúde. Precisamente porque em vez de esperar que a pessoa fique doente ou que a doença agrave, a Medicina Chinesa dedica-se à promoção da saúde e do bem-estar geral com o objectivo de prevenir que doenças ocorram ou evoluam.  

Segundo a Medicina Chinesa, o corpo é um sistema complexo que constantemente procura o equilíbrio. Ao promover a harmonia e o equilíbrio do corpo através de abordagens terapêuticas como a Acupunctura, a Fitoterapia Chinesa, a Dietética Chinesa e a Massagem Tuina, a Medicina Chinesa pode ajudar a prevenir doenças ou a limitar a sua progressão. 

 

 

4 - Tratamento natural

 

A Medicina Chinesa é uma abordagem terapêutica natural, ou seja, não usa químicos, usa medicamentos à base de plantas e técnicas manuais para promover a saúde e o bem-estar reforçando a capacidade natural de cura que o nosso corpo tem.

Uma das principais abordagens terapêuticas naturais da Medicina Chinesa é a Fitoterapia Chinesa. A Fitoterapia Chinesa usa as plantas individualmente ou em combinação para promover o tratamento e o equilíbrio do corpo. Outra das abordagens terapêuticas naturais usadas na Medicina Chinesa é a Acupunctura. Esta técnica consiste na inserção de agulhas finas, descartáveis e de uso único em determinados pontos do corpo com o objectivo de promover a circulação de energia pelo corpo, o relaxamento e melhorar a saúde e o bem-estar. 

 

 

5 - Reconhecimento mundial 

 

A Medicina Chinesa é reconhecida e praticada em muitos países do mundo. É praticada há milhares de anos e tem ganho popularidade nas últimas décadas à medida que as pessoas procuram formas naturais e holísticas de cuidar da sua saúde.  

Na minha opinião, o reconhecimento mundial da Medicina Chinesa é muito importante porque ajuda a preservar e a honrar esta enorme e valiosa herança chinesa. Além disso, permite que os doentes explorem diferentes opções terapêuticas para cuidar da sua saúde e assim escolherem a abordagem que mais se alinha com os seus valores e objectivos de saúde. Não menos importante, acredito que este reconhecimento da Medicina Chinesa possa estimular mais investigação, colaboração e partilha de conhecimentos entre os diferentes sistemas médicos. Estas interações podem dar origem ao desenvolvimento de abordagens inovadoras para a saúde, que a meu ver irão beneficiar todos. 

 

 

Muito obrigada por estarem desse lado e até à próxima! 


- Vânia








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Descobre o equilíbrio que transforma a tua saúde. O que é o Yin Yang?

        Imaginemos um mundo onde tudo tem dois lados, onde o dia e a noite, o calor e o frio, o bem e o mal, são interdependentes e não existem um sem o outro. Esta ideia, que à primeira vista pode parecer simples, tem o poder de transformar a forma como vemos a vida. E se eu te dissesse que a chave para entenderes o equilíbrio do Universo e da tua saúde está precisamente nesta dualidade?                                                            Já deves ter visto este símbolo, talvez em tatuagens ou em templos chineses. É o símbolo do Yin Yang e é uma teoria da Medicina Chinesa, mas será que conheces o seu significado?    Eu sou a Vânia, sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou falar sobr...

Os 5 elementos que estão à nossa volta. O que são os 5 elementos?

  Tudo à nossa volta está interligado. A Natureza, a nossa saúde e até os nossos sentimentos fazem parte de um grande ciclo de equilíbrio. Na Medicina Chinesa, este equilíbrio é compreendido através da Teoria dos 5 elementos.              Olá, eu sou a Vânia, sou especialista de Medicina Chinesa e hoje vou falar de outra teoria muito importante da medicina chinesa, a Teoria dos 5 elementos.   O que é a Teoria dos 5 elementos? Quais são os 5 elementos?  Wu Xing, a Teoria dos 5 elementos também conhecida como Teoria dos 5 movimentos considera que o universo é formado pelo movimento e pela transformação dos 5 elementos. Os 5 elementos são a Madeira, o Fogo, a Terra, o Metal e a Água.   Quando esta teoria foi criada, os 5 elementos eram conhecidos como as 5 substâncias essenciais para o nosso dia-a-dia, como se pode ver nesta frase retirada de um dos livros clássicos da Medicina Tradicional Chinesa (o...

Ventosaterapia.

  O que é a ventosaterapia?  Como funcionam as ventosas? Efeitos das ventosas Tipo de ventosas Diferentes técnicas Indicações Contraindicações Considerações Finais    Estão a ver aquelas marcas redondas e vermelhas nas costas e nos braços de atletas de alta competição? Estas marcas são o resultado de uma abordagem terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa e que muitos de vocês podem conhecer, a ventosaterapia.    Olá a todos!  Eu sou a Vânia, especialista de Medicina Chinesa e Acupuntura e hoje vou falar sobre ventosas. Vamos ver o que é, que tipos de ventosas existem e em que situações se pode e não usar.   A ventosaterapia é uma das várias abordagens terapêuticas que a Medicina Chinesa tem ao seu dispor para tratar doenças e manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.    O que é a Ventosaterapia? A ventosaterapia consiste na aplicação de ventosas, pequenos frascos com uma abertura redonda e lisa, em determinadas zonas do corpo para ...