Em publicações anteriores vimos o que é a Medicina Chinesa, como é a consulta de Medicina Chinesa e hoje vamos ver qual é o material que é necessário para a consulta de Medicina Chinesa.
Vou sistematizar o material que uso nas consultas de Medicina Chinesa tendo em conta a abordagem terapêutica que posso aplicar.
Há um material que é comum a todas as abordagens terapêuticas por isso uso-o em todos os tratamentos. Se estavam a pensar na marquesa, acertaram! É mesmo ela! E é também o local onde o doente se pode deitar confortavelmente e aproveitar os seus tratamentos da maneira mais relaxada.
Quando a acupunctura é o tratamento aplicado uso algodão e álcool para desinfectar as zonas do corpo onde vou fazer a punctura das agulhas e, logicamente, as agulhas.
Por vezes, para reforçar o efeito da acupunctura ou em casos específicos também faço electroacupunctura. Para isso, além do material que uso no caso da acupunctura preciso ainda de uma máquina de electroestimulação e de caboscom elétrodos.
Como alternativa às agulhas é possível fazer outra técnica com corrente eléctrica que é a electroestimulação. Neste caso uso elétrodos adesivos que são colados à pele e estimulam a zona onde são aplicados.
No caso da Massagem Tuina, o material que uso é um pano de algodão porque facilita a aplicação das manipulações.
Quando faço Moxabustão, o material que costumo usar é a Moxabustão em algodão que pode ser usada na forma de cones, bagos ou solta, uso ainda bastões de Moxabustão isoladamente ou na caixa de Moxabustão. E uso Moxabustão cortada e agulhas para a técnica de agulha quente.
Na Ventosaterapia costumo usar ventosas de vidro ou de plástico. Nas ventosas de vidro preciso das ventosas de vidro, de algodão, de uma pinça para prender o algodão ao qual vou adicionar álcool para depois acender e criar sucção quando coloco a ventosa no corpo. E se quiser fazer ventosas móveis tenho de usar óleo para facilitar o deslizamento da ventosa pelo corpo do doente.
Nas ventosas de plástico, além do óleo (caso seja necessário para as mover) vou ter de usar uma pistola de sucção que é o que vai permitir criar a sucção necessária para aplicar a ventosa no corpo do doente.
Quando faço Gua Sha, uso o Gua Sha que é simultaneamente a ferramenta usada e o nome da abordagem terapêutica. Além disso, uso óleo para poder raspar a pele do doente sem o magoar.
No caso da Aurículoterapia, preciso de algodão e álcool para desinfectar a zona da orelha onde vou colocar as sementes com a ajuda de uma pinça.
Na Reflexologia podal, o material necessário é um pano para tapar a perna ou o pé do doente enquanto estou a trabalhar no outro pé ou perna para o doente não arrefecer. Um creme ou óleo que ajuda a diminuir o atrito entre a manipulação e a pele do doente e um bastão.
Finalmente, no caso da Fitoterapia Chinesa, da Dietética Chinesa e do Qi Gong e embora não sejam materiais, nem sou eu que os uso, apenas sugiro a sua utilização, o que se usa são fórmulas e chás, alimentos e exercícios, respectivamente. Quis referir estas três abordagens para incluir todas as formas de tratamento que costumo usar em clínica. É claro que podem existir e existem outras formas de tratamento mas estas são as abordagens terapêuticas da Medicina Chinesa que costumo usar na minha consulta.
Como já referi noutra publicação podem haver diferenças entre os tratamentos apresentados pelos vários especialistas de Medicina Chinesa e Acupunctura, o importante é que se certifiquem que o vosso especialista tem a formação necessária e a cédula profissional de Medicina Chinesa ou Acupunctura para poderem receber estes tratamentos em segurança.
Obrigada por terem interesse na Medicina Chinesa e por terem lido.
Até à próxima!
- Vânia
Comentários
Enviar um comentário